Quando se planeja um casamento, uma das maiores expectativas está na lua de mel. Afinal, a escolha do destino pode vir carregada de dúvidas. Nem sempre uma viagem para o exterior é a melhor opção. De fato, viajar para fora do país envolve tirar passaporte, visto exigido em alguns lugares, fora as dificuldades de juntar dinheiro (com o câmbio atual bastante desfavorável) e os desafios do idioma.

Assim, curtir a Lua de Mel no Brasil é uma opção mais tranquila e confortável. Por isso, escolhemos 5 destinos maravilhosos para você aproveitar as férias românticas depois do casamento sem dor de cabeça.

1. Gramado, RS

A cidade é acolhedora e charmosa o ano todo, mas é durante o inverno que os turistas costumam lotar hotéis e pousadas, já que a serra gaúcha costuma ser mais fria que o resto do estado. Afinal, a temperatura mais baixa da cidade pode ficar grudadinho com seu amor, curtindo a lua de mel!

Gramado tem diversas atrações, na cidade e em cidades vizinhas: boa gastronomia, rodízios de fondue, vinícolas, fábricas de chocolate... Além disso, há o parque Snowland, ideal para patinar no gelo e escorregar em montanhas de neve, e o romântico Lago Negro, onde é possível passear de pedalinho.

Para chegar em Gramado, o melhor é voar até Porto Alegre.

2. Balneário Camboriú, SC

Balneário Camboriú tem praias bonitas e estrutura hoteleira caprichada. É uma boa pedida para casais que curtem boa gastronomia (especialmente frutos do mar) e agito à noite, já que a cidade é cheia de bares e baladas.

Além da culinária local, há atrações turísticas que valem a pena a visita. O Parque Unipraias, por exemplo, é um complexo com bondinhos, paisagens e outras atrações.

Quer um passeio romântico, mas diferente? Então, não se esqueça de ir ao Youhoo, um trenó na montanha que circula por 710 metros. Há também cidades próximas a Balneário que podem ser visitadas, como as praias de Itajaí e Bombinhas e a simpática Blumenau, de arquitetura alemã, por exemplo.

Para chegar lá, o melhor é voar para Navegantes, mas também é possível a partir de Florianópolis.

3. Bonito, MS

Bonito é a capital do ecoturismo: a visita clássica inclui rios de água translúcida, muitos peixes e outros animais (como sucuris, por exemplo), lagos e muita aventura.

Para quem deseja saber os melhores pontos turísticos de Bonito, já pode planejar a visita ao famoso Abismo Anhumas, bem como a Gruta do Lago Azul e a Estância Mimosa (algumas empresas operam estes passeios, como a Roteiro Bonito MS, e vale a pena reservar com antecedência). Atividades como boia-cross, slackline, stand up paddle e tirolesa estão à disposição dos turistas, que se apaixonam pela exuberância da natureza em Bonito.

Estalactites em grutas, flutuação e visão magnífica em mergulhos, além de bons hotéis e pousadas, além de eco resort, fazem o combo completo da Lua de Mel. 

Dá para chegar direto em Bonito, mas costuma ser mais barato voar para Campo Grande.

4. Jericoacoara, CE

Belas praias sem badalação: isso tem em Jeri. É mais difícil de chegar lá, é verdade, mas agora já é possível voar para a cidade de Cruz, vizinha de Jeri, o que facilita muito a viagem. Jeri tem praias lindas e tranquilas, belas paisagens e um vilarejo charmoso, com ruas de areia batida e barzinhos descolados.

Durante a alta temporada, de julho a setembro, você também poderá praticar kitesurfe e windsurfe em algumas praias.

Um detalhe importante: em Jericoacoara, circular de carro é proibido. Então, aproveite para andar a pé e curtir todas as belezas locais desse paraíso no Nordeste brasileiro. Se preferir, há caminhonetes da prefeitura, que circulam entre hotéis e pousadas e ajudam a encurtar a caminhada. E não se esqueça de aproveitar os maravilhosos passeios de bugue, para se divertir nas areias das belíssimas praias deste paraíso.

5. Rio de Janeiro, RJ

Um destino clássico, lindo, fácil de chegar... O Rio de Janeiro une belas praias (algumas até bem vazias, é só se afastar da região Centro-Sul), vistas de tirar o fôlego e alguns dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

A farta gastronomia e a estrutura hoteleira têm preços e opções para todos os gostos. É possível fazer uma viagem mais em conta, especialmente se você conseguir fugir de feriados e da temporada de férias..

E como escolher o destino da lua de mel no Brasil?

Para escolher o melhor destino para a sua Lua de Mel, é importante considerar quanto você quer gastar, quanto tempo você tem de viagem e qual é a época do casamento.

Por exemplo, em Jericoacoara, é importante evitar o período de chuvas, que se estende de fevereiro a maio. As diárias nesse período são mais baratas, mas você arrisca comprometer os passeios com a chuva.

Já em Gramado, por exemplo, o período de inverno é lindo, mas é também quando as diárias estão mais caras e as ruas mais cheias, por ser alta temporada. Evite os meses de julho e agosto, devido às férias escolares.

Em Bonito, a estação seca ocorre entre maio a setembro, resultando em águas mais cristalinas.Já durante o inverno, a temperatura cai bastante, mas você não terá problemas em fazer flutuação.