Você já ouviu falar em Liechtenstein? É um pequeno país da Europa que nem sequer tem aeroporto! Fizemos um combinado de perguntas e respostas com tudo que você precisa saber para conhecer a última monarquia dos Alpes.

Como é o Principado de Liechtenstein?

Liechtenstein é um dos menores países do mundo, uma faixa de apenas 160 quilômetros espremidinha entre Áustria e Suíça. A moeda é o franco suíço e o idioma oficial é o alemão. É a última monarquia dos Alpes, que rodeiam o país por completo: seus cerca de 40 mil habitantes são governados por um Príncipe.

A capital, Vaduz, foi formada provavelmente no século 13 e existem registros do famoso castelo, de pé até hoje e ainda moradia do soberano, desde o século 14.

Como chegar em Liechtenstein?

Liechtenstein não tem aeroporto nem trilho de trem. As únicas formas de chegar no país são de carro ou de ônibus, através das cidades fronteiriças.

Para quem vai de avião, o aeroporto mais próximo é o de Zurique, na Suíça. Ele fica a apenas 90 quilômetros da fronteira.

A partir dali, há duas formas de chegar a Liechtenstein: dá pra alugar um carro e fazer esse trajeto por conta própria; ou dá para pegar um trem de 50 minutos até Sargans (custa na faixa de 30 a 40 euros), a cidade suíça fronteiriça, e lá, um ônibus que sai em frente da estação a cada meia hora, e chega na capital de Liechtenstein, Vaduz, em apenas 15 minutos. Custa 8 euros.

Também é possível chegar a partir da Áustria, pegando um trem até a cidade fronteiriça de Feldkirch e, de lá, um ônibus para Liechtenstein, no mesmo esquema.

Como se locomover em Liechtenstein?

São basicamente quatro formas de percorrer o país:

- de carro
- de ônibus
- de bicicleta
- a pé (sim, é possível!)

Liechtenstein tem basicamente uma mesma rodovia que corta o território do começo ao fim, e é por onde carros e ônibus trafegam. Quem pretende fazer somente as atividades principais de Vaduz pode dispensar o carro, já que ele não será tão útil. É possível fazer tudo a pé em poucas horas.

O carro e o ônibus são úteis para quem pretende visitar atrações de outros vilarejos, ao norte e ao sul do país, que consistem basicamente em trilhas para ver as paisagens das montanhas.

Quem curte bicicleta e trekking e pretende passar alguns dias na região, sem pressa, pode conhecer o país com a força das próprias pernas, contando com a ajuda dos ônibus em horas de muito cansaço. Não espere encontrar táxis nem nada do gênero.

O que fazer em Liechtenstein?

Como o país é minúsculo, as principais atrações ficam na capital Vaduz e podem ser vistas todas em um dia, com uma caminhada de algumas horas. São elas:

- Observar a vista do Castelo de Vaduz, que está sempre presente no alto do horizonte
- Fazer a trilha do Castelo para ver a vista da cidade de lá de cima (não é possível entrar no castelo)
- Ver a Casa Vermelha, primeira casa da capital, que data do século 14
- Fazer uma degustação de vinhos e uma visita à vinícola local do principado (14 euros)

No inverno, também são populares as estações de esqui.

O que comer em Liechtenstein?

A comida de Leichtenstein é muito similar à dos vizinhos Áustria e Suíça: batata rosti, linguiça, salsicha, schnitzel (bife de porco)...

Vale a pena dormir em Liechtenstein?

No geral, não. A hospedagem no país é muito cara e as opções de atividades depois das 18h são quase nenhuma, mesmo no verão, quando o sol se põe às 22h. Apenas alguns restaurantes ficam abertos, fechando às 21h, quando ainda tem luz solar.

Para quem quiser conhecer apenas as atrações principais, vale mais a pena fazer base em alguma cidade suíça ou austríaca, passar o dia em Vaduz e voltar de ônibus ao término do passeio.

Para quem pretende esquiar ou tem mais tempo e disposição para fazer trilhas e ver outras paisagens, é suficiente dormir em Liechtenstein (nem sequer precisa ser em Vaduz, já que o trânsito entre uma vila e outra é muito fácil) por uma ou duas noites.