Ao viajarmos para outro país, nós, brasileiros, precisamos comprar uma certa quantia da moeda local para fazer compras e pagamentos quando estivermos no destino. Afinal, a nossa moeda, o Real, não é aceita na maioria dos países ao redor do mundo.

Apesar de ser uma tarefa simples, alguns erros são comuns na hora de comprar moeda estrangeira. Para que você não caia nesses erros, os editores do Viajala conversaram com os consultores da Orion Casa de Câmbio e separaram 6 dicas importantes para você não ter dor de cabeça na hora de trocar seu dinheiro.

Moeda estrangeira para viajar: 6 erros que você não deve cometer

Erro 1: trocar todo o seu dinheiro de uma vez só

Uma coisa que você precisa ter em mente é que o câmbio oscila. Ou seja, o preço de uma moeda estrangeira em relação ao real varia constantemente, seja para cima ou para baixo. E se você trocar todo o seu dinheiro de uma vez só, você corre o risco de pegar um dia em que a cotação da moeda está mais alta.

Por exemplo, vamos supor que você viaje para Portugal. Logo, você precisará obter uma certa quantia de dinheiro em euro. Na segunda-feira, a moeda pode estar sendo vendida a R$6,57 e na quinta-feira, com a oscilação do câmbio, ela pode estar sendo negociada a R$6,28. Se você trocar tudo na segunda-feira, perde a oportunidade de trocar uma parte do dinheiro na quinta e economizar.

Claro que também pode acontecer o contrário: você comprar seus euros por um valor e, alguns dias depois, eles estarem bem mais caros. É um risco constante, já que não se pode controlar a flutuação. Por isso, é melhor ir trocando em pequenas quantidades. Só vale a pena trocar quantidades maiores quando o câmbio estiver notadamente baixo, ou seja, quando o preço da moeda desejada estiver muito bom.

Erro 2: adquirir a moeda estrangeira de última hora

O segundo erro que muitas pessoas cometem em relação ao câmbio é deixar para comprar a moeda estrangeira de última hora, poucos dias antes de viajar. E por que é um problema? Porque, pegando gancho com o que foi dito anteriormente, você pode ter que trocar seu dinheiro em um dia em que a moeda está com o preço mais elevado, ou seja, com a cotação em alta, sem flexibilidade para esperar o câmbio baixar um pouco, por causa da pressa.

O ideal mesmo é que você comece a acompanhar o câmbio meses antes de viajar, para identificar qual é o preço médio dele e, assim, saber quando o valor está alto ou baixo. Assim, você poderá ir monitorando os valores e ir adquirindo a moeda quando ela estiver com uma cotação mais atrativa. Pesquise sobre o câmbio da mesma forma que você pesquisa sobre as passagens para a sua viagem.

Erro 3: levar somente um meio de pagamento

Quando falamos em adquirir uma moeda estrangeira, normalmente as pessoas já pensam no dinheiro em papel, ou seja, no dinheiro em espécie. Porém, em sua viagem internacional, não é seguro contar com somente uma forma de pagamento.

E se você viajar só com cartão de crédito, e ele for bloqueado por qualquer motivo e parar de funcionar? Ou se você viajar só com dinheiro em espécie e perder tudo ou for roubado? Para garantir, viaje com as duas opções: dinheiro vivo e um cartão, seja o de débito, o pré-pago ou o de crédito. E guarde-os em locais diferentes, para evitar perda ou roubo de tudo.

Erro 4: comprar a moeda estrangeira no aeroporto

Claro que alguns aeroportos podem oferecer boas tarifas na troca de moeda. Por isso é tão importante memorizar os valores médios de câmbio antes da viagem, para saber reconhecer uma boa oferta. Porém, no geral, as taxas cobradas para câmbio de moeda estrangeira costumam ser mais caras nos aeroportos e eles dificilmente são uma boa opção.

Para comprar uma moeda estrangeira antes da viagem, você pode tanto entrar em contato com o seu banco quanto adquiri-la em uma casa de câmbio. Caso chegue no destino sem nenhum dinheiro em moeda local, troque no aeroporto somente o necessário para os primeiros gastos, como táxi, comida e a primeira noite de hotel, por exemplo. Para os gastos seguintes, prefira cotar no centro da cidade, onde costuma ser mais barato.

Erro 5: comprar em locais clandestinos

Em alguns destinos e cidades fronteiriças, é comum pessoas oferecendo compra e venda de moeda em lugares esquisitos, escuros, confusos, improvisados... Fique atento. Há registros de casos de golpes ou de compra de moedas falsas em lugares clandestinos.

Prefira comprar moeda antes de sair do Brasil, com empresas regulamentadas pelo Banco Central. Caso precise comprar moeda no destino, pesquise por casas de cambio recomendadas online por outros viajantes ou peça indicações no seu hotel ou em algum centro de atenção ao turista.

Erro 6: não negociar

Quando uma pessoa vai até uma casa de câmbio para comprar moeda estrangeira para uma viagem, normalmente ela está prestes a adquirir uma quantia, de certa forma, considerável, afinal, quanto maior a duração da viagem, mais dinheiro será necessário. E um erro que algumas pessoas cometem é simplesmente aceitar o valor oferecido pela empresa. Porém, se você quer fazer o seu dinheiro render mais, negocie e peça descontos. Geralmente, em quantias maiores, essas empresas oferecem condições melhores se você negociar.